Pilares do Destino - Protegendo Faerûn
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Iniciação Selu´Taar!!
Moeda Corrente!! EmptyTer Jan 05, 2021 3:47 pm por Felipe

» O Segredo dos Magos de Guerra!!
Moeda Corrente!! EmptySeg Jan 04, 2021 3:13 pm por Felipe

» Ouro contra Espada!!
Moeda Corrente!! EmptySeg Jan 04, 2021 3:05 pm por Felipe

» Promoção Inesperada!!
Moeda Corrente!! EmptyDom Jan 03, 2021 6:39 pm por Felipe

» Quem é Aldous Bombard??
Moeda Corrente!! EmptyDom Jan 03, 2021 2:04 pm por Felipe

» Alta Magia Élfica
Moeda Corrente!! EmptyDom Dez 27, 2020 5:32 pm por Felipe

» 7 - Castelo HeavenLake!!
Moeda Corrente!! EmptyQui Dez 17, 2020 11:05 am por Felipe

» Comandante Dragão Púrpura!!
Moeda Corrente!! EmptySáb Dez 12, 2020 4:45 pm por Felipe

» Carta Comercial - Rota entre Estrela vespertina e HeavenLake - Estrada Sem Nome!!
Moeda Corrente!! EmptyQui Dez 10, 2020 7:42 pm por Felipe

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Os membros mais mencionados
Nenhum usuário


Moeda Corrente!!

Ir para baixo

Moeda Corrente!! Empty Moeda Corrente!!

Mensagem por Felipe Dom Set 16, 2018 2:07 pm

Moedas corresponde ao ato de usar peças de valor universal para trocas, normalmente metais preciosos, gemas, e alguns minerais para determinar valores em troca de bens e serviços. As formas mais comuns de Moeda entre os seres sencientes pelo mundo são as moedas de metal (ou "peças"). Normalmente, a maioria das moedas é feita de ouro, prata ou cobre. Menos frequentemente, moedas feitas de platina, electrum, e até de ferro são encontradas. Em todos os casos, a referência de valores são as moedas de ouro, mesmo que nem ouro nem moedas esteja envolvido na transação. Por exemplo, você troca uma mercadoria avaliada em 10 po (peças de ouro) pelo mesmo valor em produtos ou serviços, sem nem mesmo possuir qualquer moeda consigo.

Uma peça de ouro padrão (po) pesa aproximadamente 9.07 g, então 1 libra (454 g) de ouro valerá aproximadamente 50 po.

A punição por falsificação em muitos casos é a morte, já que cidades, reinos, e nações sustentam sua honra na veracidade de sua Moeda.
Quando grandes quantidades estão envolvidas, é comum para os negociantes usar barras de comércio, que é avaliada pelo peso, ao invés de moedas.

Taxas de Câmbio Padronizadas:

O câmbio corriqueiro pelos reinos ocorre em sua maior parte em moedas e barras de comércio. Com poucas exceções, a ocorrência normalmente usada no comércio consiste em platina, ouro, electrum, prata e peças de cobre de igual valor, de modo que podem ser usadas em diferentes regiões sem perda de valor, bem como as barras de negócios têm peso pre-determinado com taxas de conversão estabelecidas universalmente.
A taxa de troca entre moedas de diferentes materiais mudou ao longo da história, mas seu valor relativo entre as regiões permaneceu o mesmo.


POR VOLTA DE 1357
No Ano do Príncipe, os valores de troca eram os seguintes:
1 peça de platina = 1 platina
= 5 ouro
= 10 electrum
= 100 prata
= 1000 cobre

Neste período, barras de comércio de prata e electrum estavam disponíveis em lingotes de 10, 25 e 50 po.

POR VOLTA DE 1367
Durante o Tempo das Perturbações, platina e ouro (e consequentemente electrum) viram uma queda em seu valor em relação aos outros metais. Neste período, as taxas de câmbio pelos reinos era:
1 peça de platina = 1 platinum
= 5 ouro
= 10 electrum
= 50 prata
= 500 cobre

Moedas de platina eram chamadas de "tricoroas", pratos, ou pérolas (principalmente suas versões no Sul, oficialmente chamadas de roldons.
Neste período, barras de comércio de prata e electrum de 10, 25 e 50 po ainda estavam disponíveis, bem como barras de 500 e 1,000 po. A moeda de câmbio entre os mercadores eram barras finas de prata marcada em uma extremidade com seu valor, e a outra extremidade recebia o símbolo da instituição de câmbio ou ourives que a cunhou. Um número enorme destas barras leva o escudo de Baldur's Gate. 

Barras de Comércio são avaliadas pelo seu peso.
Barras de Comércio da Companhia Trono de ferro não costumam ser aceitas por outras companhias pelo fato deste grupo estar constantemente envolvido em negócios escusos e desonestos. Barras de companhias falidas não possuem valor, mas muitos mercadores continuarão a honrar os valores da extinta companhia.

POR VOLTA DE 1372
No Ano da Magia Selvagem, o valor da platina cresceu, e as peças de electrum caíram em desuso, mesmo sendo constantemente encontradas como moedas de outrs metais. Neste período, os valores de câmbio pelos Reinos era:
1 peça de platina = 1 platinum
= 10 ouro
= 100 prata
= 1000 cobre

Neste período, Baldur's Gate consolidou o hábito das barras de Comércio entre as companhias. Este período também viu surgir barras de comércio feitas de diferentes tipos de material, como ouro (apesar de serem raras neste período) e ferro (apesar de só serem válidas entre companhias de Mirabar). A maioria das barras estava disponíveis nos valores de 1, 2, 5, e 10 lb (0.45, 0.91, 2.27, e 4.54 kg, respectivamente). Os valores usuais eram os seguintes: uma barra de prata de 1-lb valia 5 po e a uma barra de ouro de 1-lb valia 50 po.

POR VOLTA DE 1479
Durante a Praga Mágica, o valor relativo das moedas permaneceu inalterado. neste período, os valores de conversão pelos Reinos eram:
1 peça de platina = 1 platinum
= 10 ouro
= 100 prata
= 1000 cobre

Durante este período, barras de comércio de ouro eram muito mais comuns de qde outros metais, tomando o lugar até emsmo dos lingotes de prata. Uma barra de ouro de 1-lb valia 50 po.

POR VOLTA DE 1489
Depois do Segundo Levante, peças de electrum reapareceram e foram uma vez mais valorizadas no câmbio. O valor relçativo das outras moedas permaneceu inalterado por mais de 1 século. Neste período, os valores de conversão pelos Reinos eram:
1 peça de platina = 1 platinum
= 10 ouro
= 20 electrum
= 100 prata
= 1000 cobre

Neste período, a prata voltou a ser o padrão entre as barras de comércio. A maioria das barras deste período pesava 5 lb (2.27 kg), medindo 15×5×2,5 cm e valendo 25 po. Barras de comércio de outros materiais também existem. Uma barra de ouro pesando 1 lb (454 g) vale 50 po; o mesmo peso de cobre valia 5 pp; 1 lb de prata vale 5 po; e uma barra de platina de 1-lb vale 500 po.

Cunhagem Através dos Reinos

Quase toda grande cidade-estado ou nação de Faerûn possui sua própria denominação e apresenta sua própria cunhagem. Nem toda cidade usa todos os tipos de moeda, entretanto.
A sessão seguinte traz os nomes das moedas mais aceitas por toda Faerûn e outros lugares de Toril. Seu câmbio é o padrão para o período (veja a sessão anterior), exceto quando especificado.

AMN

A nomenclatura em Amn é a seguinte:
peça de platina: "roldon"
peça de ouro: "danter"
peça de electrum: "centaur"
peça de prata: "taran"
peça de cobre: "fander"

CALIMSHAN

A nomenclatura em Calimshan é a seguinte:
Peça de platina: "kilarche"
peça de ouro: "bicenta"
peça de electrum: "centarche" (em 1357 DR), "tazo" e "zonth" (em 1367 DR)
peça de prata: "decarche" (a partir de 1357 DR), "espedrille", e "verme-vermelho" (em 1367 DR)
peça de cobre: "unarche" (começando em 1357 DR), "rada", "niften", e "spanner" (em 1367 DR)

Uma nota particular sobre as peças de prata avermelhadas cunhadas em Memnon. Eram cunhadas em prata e pintadas com corante. Moedas antigas ainda com o corante são chamadas de "skinned worms".

CHESSENTA

Quando este país ainda era uma confederação de cidades-estado, a maioria tinha sua própria moeda. No Ano dos Amigos Caídos, 1399 DR, o herói de guerra Ishual Karanok unificou as moedas numa só corrência:
1 bebolt = 1 "bolt"
= 4 authokh
= 20 ouro "drakes"
= 200 prata "talents"
= 1000 bronze "bits"

O "bit" de bronze equivalia a 2 moedas de cobre de outros lugares.

CORMYR

Desde 1357 DR, a cunhagem real de Cormyr era marcada com um dragão na "cara" e um brasão com a data de cunhagem na "coroa". A partir de 1489 DR, o estilo resistia.
A denominação das moedas Cormyrianas eram as seguintes:
peça de platina: "tricoroa"
peça de ouro: "lion"
peça de electrum: "olho azul"
peça de prata: "falcão"
peça de cobre: "polegar"

Apesar das peças de ouro, a mais comumente usada entre aventureiros, também ser chamada de "leão de ouro" pelos Reinos, somente as moedas Cormyrianas eram estampadas com um leão.

IMPILTUR

Quando o reino de Impiltur foi reunificado nos Anos Sem Rei, o Rei Lashilmbrar introduziu uma cunhagem oficial que substituiria as cunhagens regionais das cidades-estado de Lyrabar, Hlammach, Dilpur e Sarshel.
peça de platina:"torntar"
peça de ouro: "balan"
peça de prata: "halanth"
peça de cobre: "sardil"

LANTAN

As barras de comércio de Lantan eram placas achatadas trabalhadas em aço e marcadas com a grande roda de Gond. Elas valiam 20 po cada e foi primariamente usada pela Costa da Espada.

MIRABAR

Barras de comércio de Mirabar eram feitas de ferro-negro e modeladas como fusos retangulares. Elas valem 10 po em Mirabar e 5 po no resto dos Reinos.

SEMBIA

As peças de prata de Sembia são triangulares de pontas abauladas.
Sembia não produz moedas de platina mas prontamente aceita moedas de outras nações. Durante o Tempo das Perturbações, a nomenclatura das moedas de Sembia era a seguinte:
peça de ouro: "nobre"
peça de electrum: "olho azul"
peça de prata: "falcão" ("corvo" a partir de 1372 DR)
peça de ferro: "centavo-de-aço", valendo 1 peça de cobre

Os falcões e corvos de prata de Sembia eram cunhados em forma triangular e os olhos azuis de electrum, em forma poligonal. Os falcões Cormyrianos e os flcões de Sembia eram usados da mesma maneira. O formato das moedas de ouro de Sembian variam de ano para ano mas têm sempre 5 lados, com alguma particularidade.
O centavo-de-aço era quadrado e foi introduzido pelo governo de Sembia para substituir as moedas de prata, mas foi produzido massivamente, e seu valor atual caiu para 1 pc. Permaneceu em circulação até 1489 DR. As moedas de cobre de fora também são aceitas nas cidades.
Em 1372 DR, Sembia não produzia mais peças de electrum. 
Suas moedas de prata triangular eram chamadas de "falcões" durante este período. Depois do Segundo Levante, Sembia parou de produzir os olhos azuis prateados e chamou suas moedas de prata de "falcões".
Barras de comércio de Sembia lingotes de prata marcados de cobre com o brasão de Sembia. Eram consideradas por seu "valor de face" e, a despeito de serem encontradas nas versões de 10, 25, e 50 po neste período, também podiam ser encontradas algumas valendo 5 po.

SHAAR

Os Anéis de Shaar eram feitos de marfim cortado e entalhado, e usado em cordões pelos homens da planície de Shaar. Podem ser encontrados em pacotes, e cada um vale 3 po.

SHOU LUNG

O cobre de Shou Lung é como qualquer outra moeda de cobre sem nenhuma distinção, consideradas vindas do Leste Místico e avaliadas em 1 cp. Apenas um pequeno número destas moedas realmente veio de Shou Lung, ou de qualquer nação de Kara-Tur, mas o nome pegou. 
A prata de Shou Lung é parecida: em sua maioria, peças rudes e sem cunhagem acabada avaliadas em 1 pp.
Barras de comércio de Shou Lung eram barras achatadas de prata, evidentemente orientais em sua cunhagem, que encontraram seu caminho até o Oeste. Valem 40 po cada.

SILVERYMOON

A nomenclatura destas moedas é a seguinte:
peças de platina: "unicórnio"
peça de ouro: "dragão"
peça de electrum: "espada"
peça de prata: "escudo"
peça de cobre: "brilho"

Além destas moedas, Silverymoon também possui uma moeda de electrum no formato de uma lua-crescente chamada "lua", cujo valor aumentou bastante ao longo do tempo, mas sempre valerá menos do que valem nas Fronteiras Prateadas. 
Durante o Tempo das Perturbações, uma lua valia 2 pe nas Fronteiras prateadas e apenas 1 pe em qualquer outro lugar.
Em 1372 DR, ela valia 2 po dentro das Fronteiras Prateadas. 
Depois do Segundo Levante, a lua valia 2 unicórnios (ou 1 unicórnio fora de Silverymoon). No mesmo período, Silverymoon também chamava sua "lua eclipsada" redonda, avaliada em 5 unicórnios em Silverymoon, e 2 unicórnios fora dela.

TETHYR

Devido à revolta do período Entre-reinos em Tethyr, os gulders, moelans, myrats, e  zonths Tethyrianos valiam apenas de 60% a 90% de seu valor usual.
Tethyr usava uma moeda-dupla de ouro chamada "brakar". Eles também produziram anéis-de-comércio de 10, 25, 50 e 100 po.

WATERDEEP

Ouro, conhecimento e cerveja: os principais produtor comercializados na Taverna do Portal Gritante, em Waterdeep.

O nome das moedas de Waterdeep são os seguintes:
peça de platina: "sol"
peça de ouro: "dragão"
peça de electrum: "sambar"
peça de prata: "estilhaço"
peça de cobre: "pena"

Como Silverymoon, Waterdeep também cunhou duas moedas especiais. O quadrado de latão "toal", ou "taol" (os dois nomes estão corretos), valendo 2 dragões, mas não tem nenhum valor fora de lá, então costumam ser trocados quando a pessoa pretende sair da cidade. A palma da mão crescente feita de platina "lua do porto", inserida com electrum, vale 50 dragões dentro da cidade, mas muito menos fora dela. Durante o Tempo das perturbações, uma lua do porto valia apenas 2 po fora de Waterdeep, mas este valor aumentou para 30 po depois do Segundo Levante. As duas moedas possuem furos para que possam ser guardadas em cordões.

ZAKHARA


As moedas de Zakhara chamam-se assim:
peça de ouro: "dinar"
peça de prata: "dirham"
peça de cobre: "bit"

FORTE ZHENTIL

Ao invés de se referirem às moedas pelo seu metal, a maioria das pessoas refere-se a elas pelo período de governo quando foram cunhadas, exceto por aquelas cunhadas dentro do Forte Zhentil, que carregam nomes e apelidos dados pelos Zhents.
Os nomes mais comuns das moedas Zhents são os seguintes:
peça de platina: "glória de platina", popularmente conhecida como "jóia de metal"
peça de ouro: "glória", popularmente conhecida como "lobo uivante"
peça de electrum: "tarenth", popularmente conhecido como "martelo-duro"
peça de prata: "garra", ou "naal", popularmente conhecido como "pulga"
peça de cobre: "presa", popularmente conhecida como "esterco".

Outras Formas de Moeda

GEMAS

Gemas são muito mais raras que metal e requerem muito mais habilidade para ser mineradas, cortadas, e polidas. Gemas têm grande valor porque as pessoas as desejam por sua beleza e às vezes as usam em suas jóias. As Artes arcanas também requerem certas gemas como componentes de magia, o que as torna ainda mais raras, uma vez que são consumidas pelas energias místicas das magias.

SINOS DE GOND


Sinos de Gond foram introduzidos pelos Lantaneses e usados nas regiões do Norte, em particular no comércio entre adoradores de Gond. Os pequenos sinos de bronze são ornados por pequenas gemas soltas que fazem barulho quando agitadas. Cada um vale 10 po no mercado aberto, ou 20 po se trocado numa igreja de Gond.

ESTÁTUAS DE TARSULT


São pequenos objetos de arte usados como moedas de troca. São feitos de marfim, jade, ou serpentinas, cunhadas com os brasões da região. A maioria delas que conseguiu chegar até o Norte são vistas com curiosidade e valem 15 po. Em sua terra nativa, valem em torno de 5 po.

PAPEL-MOEDA

Cartas mercenárias são cartões em papiro do tamanho de pequenas cartas, marcados de um lado com o símbolo de alguma companhia mercenária. O verso normalmente contém a escrita do escriba da companhia autorizando seu pagamento e o valor designado. Tornaram-se correntes depois de ser encontradas em baús de tesouros, ganhas em jogos de cartas, ou roubadas dos desavisados.
Notas de Sangue são cartas, ou outros títulos ao portador (I.O.U.) e notas promissórias das pessoas listadas ao portador da nota. São chamadas assim porque devem ser assinadas com sangue pelas partes envolvidas e levadas ao lorde local para afixar seu selo. Notas de sangue podem ser oferecidas por indivíduos, companhias aventureiras, ou países e cidades para pagamento de dívidas. Em termos comuns, o devedor é legalmente obrigado a pagar quando a carta é apresentada à autoridade. Notas de sangue de indivíduos mortos não têm valor.

Bela é papel moeda usado pelas tribos de bárbaros do Leste de Kara-Tur. Nos Reinos Ocidentais, não têm valor, e ocasionalmente podem ser vistas como um insulto.

Uma Carta de Crédito é similar a uma Nota de Sangue e usada para representar a entrega de um item ou importância de uma pessoa à outra.
Felipe
Felipe
Admin

Mensagens : 4483
Data de inscrição : 12/10/2015
Idade : 46
Localização : São José dos Campos - SP

https://ospilaresdodestino.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Moeda Corrente!! Empty Re: Moeda Corrente!!

Mensagem por Felipe Dom Set 16, 2018 5:17 pm

O texto representa as moedas de cunhagem humana.
Da mesma maneira, as raças possuem sua própria cunhagem, embora possam usar moedas dos Reinos dominantes.

Por exemplo, os anões dos Picos podem usar entre si as moedas Cormyrianas, enquanto os elfos de Cormanthor podem empregar as moedas dos Vales.
Felipe
Felipe
Admin

Mensagens : 4483
Data de inscrição : 12/10/2015
Idade : 46
Localização : São José dos Campos - SP

https://ospilaresdodestino.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos