Armeiros e Ferreiros
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Armeiros e Ferreiros
Para poder calcular o preço de ferreiros, armeiros e artesãos afins, terei de começar a prestar mais atenção aos Pontos de Vida de armas e armaduras.
Assim, estou criando a seguinte regra:
Armas e armaduras comuns sofrem, irremediavelmente, 1 PV de dano por combate participado, independente da dureza. Este dano se deve mais ao desgaste que quebra, propriamente dito, e independente do número de combatentes, apenas 1 PV é perdido dos equipamentos desta forma. Assim, quanto mais combates ou situações arriscadas, mais seus equipamentos se desgastam, e quando são violentamente atingidos é natural que um equipamento gasto esteja menos resistente que um novo.
Armas e armaduras obra-primas compartilham de todas as características do material comum, salvo serem reforçadas e mais resistentes. Assim, pensando na diferença absurda de preço entre elas, materiais Obra-Prima sofrem 1 PV de dano para cada 10 combates participados.
Metais Especiais Difetentes metais possuem diferentes características. Uns são mais "duros", outros mais "leves", e putros "têm mais PVs". Para fins de regra, estes serão, como suas descrições apontam, tratados como Obras-primas para cálculo de desgaste, com a seguinte diferença: Cada ajuste de 5 na dureza consiste em um multiplicador no tempo de resistência ao desgaste. Assim, por exemplo, o Mithril que possui dureza 15 passa a suportar um total de 30 combates por PV de desgaste [15/5=3x10(OP)].
A seguir, preços sugeridos por serviços de armeiros:
Tipo de Armeiro:.....................................Comum.............................Especialista.............................Exótico
Preço por PV de dano/desgaste:........2pp....................................5pp.....................................1po
Preço por recuperação de um equip.:..1/4....................................1/3......................................1/2
Armeiro comum: A maioria dos artífices encontrados em qualquer vila. Capaz de restaurar apenas equipamentos comuns, e algumas poucas vezes itens Obra-prima.
Armeiro Especialista: Um armeiro especializado na manufatura de itens especiais (armas ou armaduras, principalmente), capaz de reparar desde armas simples e comuns até mesmo as mais raras, comuns e Obras-primas.
Armeiro Exótico: Artesãos especiais, que trabalham apenas para quem querem, e só se dedicam aos itens mais raros e incomuns, como obras-primas e itens mágicos.
Preço de Recuperação: Porcentagem calculada em cima do valor do item novo. Algumas vezes um equipamento está tão desgastado que mais vale a pena comprar um novo.
Obs1: Para viabilizar esta tabela, todos passam a ter de controlar a "vida" de seus equipamentos, a contar de quando esta entrar em vigor. E também, equipamentos encontrados em aventuras serão classificados entre Gastos (1/4 dos PVs), Bons (1/2 dos PVs) e Novos (Inteiros). Não pretendo burocratizar, e vou procurar simplificar ao máximo o uso desta tabela, apenas para enriquecimento de jogo, e não prejuízo.
Obs2: A tabela entra em vigor quando todos opinarem e as discussões se encerrarem.
Assim, estou criando a seguinte regra:
Armas e armaduras comuns sofrem, irremediavelmente, 1 PV de dano por combate participado, independente da dureza. Este dano se deve mais ao desgaste que quebra, propriamente dito, e independente do número de combatentes, apenas 1 PV é perdido dos equipamentos desta forma. Assim, quanto mais combates ou situações arriscadas, mais seus equipamentos se desgastam, e quando são violentamente atingidos é natural que um equipamento gasto esteja menos resistente que um novo.
Armas e armaduras obra-primas compartilham de todas as características do material comum, salvo serem reforçadas e mais resistentes. Assim, pensando na diferença absurda de preço entre elas, materiais Obra-Prima sofrem 1 PV de dano para cada 10 combates participados.
Metais Especiais Difetentes metais possuem diferentes características. Uns são mais "duros", outros mais "leves", e putros "têm mais PVs". Para fins de regra, estes serão, como suas descrições apontam, tratados como Obras-primas para cálculo de desgaste, com a seguinte diferença: Cada ajuste de 5 na dureza consiste em um multiplicador no tempo de resistência ao desgaste. Assim, por exemplo, o Mithril que possui dureza 15 passa a suportar um total de 30 combates por PV de desgaste [15/5=3x10(OP)].
A seguir, preços sugeridos por serviços de armeiros:
Tipo de Armeiro:.....................................Comum.............................Especialista.............................Exótico
Preço por PV de dano/desgaste:........2pp....................................5pp.....................................1po
Preço por recuperação de um equip.:..1/4....................................1/3......................................1/2
Armeiro comum: A maioria dos artífices encontrados em qualquer vila. Capaz de restaurar apenas equipamentos comuns, e algumas poucas vezes itens Obra-prima.
Armeiro Especialista: Um armeiro especializado na manufatura de itens especiais (armas ou armaduras, principalmente), capaz de reparar desde armas simples e comuns até mesmo as mais raras, comuns e Obras-primas.
Armeiro Exótico: Artesãos especiais, que trabalham apenas para quem querem, e só se dedicam aos itens mais raros e incomuns, como obras-primas e itens mágicos.
Preço de Recuperação: Porcentagem calculada em cima do valor do item novo. Algumas vezes um equipamento está tão desgastado que mais vale a pena comprar um novo.
Obs1: Para viabilizar esta tabela, todos passam a ter de controlar a "vida" de seus equipamentos, a contar de quando esta entrar em vigor. E também, equipamentos encontrados em aventuras serão classificados entre Gastos (1/4 dos PVs), Bons (1/2 dos PVs) e Novos (Inteiros). Não pretendo burocratizar, e vou procurar simplificar ao máximo o uso desta tabela, apenas para enriquecimento de jogo, e não prejuízo.
Obs2: A tabela entra em vigor quando todos opinarem e as discussões se encerrarem.
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