Disciplinas Psiônicas!!
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Disciplinas Psiônicas!!
Disciplinas Psiônicas
São a base de poder do Místico. são os exercícios mentais e fórmulas para transformar a vontade em edeitos tangíbeis.
Disciplinas psiônicas foram descobertas, cada uma, por uma ordem diferente e tende a refletir a especialidade de seus criadores. Entretanto, um místico consegue aprender qualquer disciplina, independente da ordem que a tenha desenvolvido.
Usando uma Disciplina
Cada disciplina psiônica possui várias maneiras de ser usadas, todas presentes em suas descrições. As disciplinas detalham o tipo de ação e número de PPs que consomem. Também aponta se é preciso manter a concentração para garantir o seu efeito, quantos alvos pode afetar, que jogadas de proteção elas requerem, e assim por diante.
A sessão a seguir entra em mais detalhes sobre o uso das disciplinas. Disciplinas psiônicas são como magias e funcionam seguindo a mesma dinâmica.
Foco Psíquico
A sessão sobre Foco Psíquico de uma disciplina descreve os benefícios de escolher aquela disciplina como foco.
Opções de Efeitos e Pontos Psi
Uma disciplina provê diferentes formas de como usá-la com seus PPs. Cada opção de efeito tem um nome, e o custo em PPs aparece entre parênteses após seu nome. Você precisa gastar aquela quantidade de PPs para usar aquela habilidade, respeitando sempre seus limites de PPs determinados pelo seu nível. Se não tiver PPs suficientes, ou o custo for maior que o seu limite, você não pode usar aquela opção.
Algumas opções mostram uma variação no custo em PPs, ao invés de um custo específico. Para usar aquela opção, você precisa usar uma quantidade de pontos dentro daquele intervalo, ainda respeitando seu limite psíquico. Algumas opções permitem gastar PPs para aumentar ou melhorar o seu efeito. Novamente, você ainda deve respeitar o seu limite psíquico, e deve gastar todos aqueles pontos de uma vez; você não pode alimentar uma disciplina que já tenha sido ativada.
Cada opção detalha especificamente o seu efeito, incluindo o tipo de ação necessária para usá-la e o seu efeito.
Componentes
Disciplinas não precisam da maioria dos componentes que as magias precisam. Usar uma disciplina não requer o uso de palavras, gestos ou materiais. O poder dos psiônicos vem e suas mentes.
Duração
Os efeitos de uma disciplina descrevem quanto tempo duram.
Instantâneo: Se não for especificado, o efeito é instantâneo.
Concentração: Algumas opções requerem concentração para ser mantidos. Estas opções estão registradas como “conc.” depois de seu custo. A anotação “conc.” é seguida pela duração máxima do efeito. Por exemplo, se uma opção disser “conc., 1 min.,” você pode se concentrar neste efeito por até 1 minuto.
Concentrar-se numa disciplina segue as mesmas regras que concentrar-se numa magia. Desta forma, você não pode se concentrar numa magia E num feitiço ao mesmo tempo, nem pode se concentrar em duas disciplinas ao mesmo tempo. Veja o capítulo 10, “conjurando”, no Livro do Jogador para mais detalhes de como usar a concentração.
Alvos e Área de Efeito
Disciplinas psiônicas seguem as mesmas regras para cálculo de alvos e área de efeito, como apresentadas no capítulo 10, “cojurando”, do livro do jogador.
Jogadas de Ataque e Proteção
Se uma disciplina requer uma jogada de proteção, ela especificará qual proteção, bem como os efeitos caso seja bem sucedido ou falhe no teste. A ND é determinada pela sua habilidade psiônica.
Algumas disciplinas requerem que você faça uma jogada de ataque para determinar se a disciplina exerce algum efeito sobre o alvo. A jogada de ataque usa o modificador da sua habilidade de psiônico.
Combinando Efeitos Psiônicos
Os efeitos de diferentes disciplinas psiônicas podem se combinar se suas durações forem simultâneas. Desta forma, diferentes opções de ações com as disciplinas psiônicas podem ser combinadas se forem ativadas separadamente, mas suas durações coincidirem. No entanto, múltiplos usos de uma mesma disciplina não se acumulam se forema tivadas ao mesmo tempo. Ao invés disso, o efeito mais potente — normalmente determinado pela quantidade de PPs gastos em sua manifestação — prevalecerá enquanto as durações estiverem ativas.
Psionicismo e magia são considerados efeitos diferentes, portanto seus benefícios e efeitos-colaterais se somam.
Um efeito psiônico que reproduza uma magia será uma exceção a esta regra.
São a base de poder do Místico. são os exercícios mentais e fórmulas para transformar a vontade em edeitos tangíbeis.
Disciplinas psiônicas foram descobertas, cada uma, por uma ordem diferente e tende a refletir a especialidade de seus criadores. Entretanto, um místico consegue aprender qualquer disciplina, independente da ordem que a tenha desenvolvido.
Usando uma Disciplina
Cada disciplina psiônica possui várias maneiras de ser usadas, todas presentes em suas descrições. As disciplinas detalham o tipo de ação e número de PPs que consomem. Também aponta se é preciso manter a concentração para garantir o seu efeito, quantos alvos pode afetar, que jogadas de proteção elas requerem, e assim por diante.
A sessão a seguir entra em mais detalhes sobre o uso das disciplinas. Disciplinas psiônicas são como magias e funcionam seguindo a mesma dinâmica.
Foco Psíquico
A sessão sobre Foco Psíquico de uma disciplina descreve os benefícios de escolher aquela disciplina como foco.
Opções de Efeitos e Pontos Psi
Uma disciplina provê diferentes formas de como usá-la com seus PPs. Cada opção de efeito tem um nome, e o custo em PPs aparece entre parênteses após seu nome. Você precisa gastar aquela quantidade de PPs para usar aquela habilidade, respeitando sempre seus limites de PPs determinados pelo seu nível. Se não tiver PPs suficientes, ou o custo for maior que o seu limite, você não pode usar aquela opção.
Algumas opções mostram uma variação no custo em PPs, ao invés de um custo específico. Para usar aquela opção, você precisa usar uma quantidade de pontos dentro daquele intervalo, ainda respeitando seu limite psíquico. Algumas opções permitem gastar PPs para aumentar ou melhorar o seu efeito. Novamente, você ainda deve respeitar o seu limite psíquico, e deve gastar todos aqueles pontos de uma vez; você não pode alimentar uma disciplina que já tenha sido ativada.
Cada opção detalha especificamente o seu efeito, incluindo o tipo de ação necessária para usá-la e o seu efeito.
Componentes
Disciplinas não precisam da maioria dos componentes que as magias precisam. Usar uma disciplina não requer o uso de palavras, gestos ou materiais. O poder dos psiônicos vem e suas mentes.
Duração
Os efeitos de uma disciplina descrevem quanto tempo duram.
Instantâneo: Se não for especificado, o efeito é instantâneo.
Concentração: Algumas opções requerem concentração para ser mantidos. Estas opções estão registradas como “conc.” depois de seu custo. A anotação “conc.” é seguida pela duração máxima do efeito. Por exemplo, se uma opção disser “conc., 1 min.,” você pode se concentrar neste efeito por até 1 minuto.
Concentrar-se numa disciplina segue as mesmas regras que concentrar-se numa magia. Desta forma, você não pode se concentrar numa magia E num feitiço ao mesmo tempo, nem pode se concentrar em duas disciplinas ao mesmo tempo. Veja o capítulo 10, “conjurando”, no Livro do Jogador para mais detalhes de como usar a concentração.
Alvos e Área de Efeito
Disciplinas psiônicas seguem as mesmas regras para cálculo de alvos e área de efeito, como apresentadas no capítulo 10, “cojurando”, do livro do jogador.
Jogadas de Ataque e Proteção
Se uma disciplina requer uma jogada de proteção, ela especificará qual proteção, bem como os efeitos caso seja bem sucedido ou falhe no teste. A ND é determinada pela sua habilidade psiônica.
Algumas disciplinas requerem que você faça uma jogada de ataque para determinar se a disciplina exerce algum efeito sobre o alvo. A jogada de ataque usa o modificador da sua habilidade de psiônico.
Combinando Efeitos Psiônicos
Os efeitos de diferentes disciplinas psiônicas podem se combinar se suas durações forem simultâneas. Desta forma, diferentes opções de ações com as disciplinas psiônicas podem ser combinadas se forem ativadas separadamente, mas suas durações coincidirem. No entanto, múltiplos usos de uma mesma disciplina não se acumulam se forema tivadas ao mesmo tempo. Ao invés disso, o efeito mais potente — normalmente determinado pela quantidade de PPs gastos em sua manifestação — prevalecerá enquanto as durações estiverem ativas.
Psionicismo e magia são considerados efeitos diferentes, portanto seus benefícios e efeitos-colaterais se somam.
Um efeito psiônico que reproduza uma magia será uma exceção a esta regra.
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